Professor Ricardo Cardoso

Voltado para a tecnologia, educação e informática

Informática na Educação

Posted by rickcardoso em junho 6, 2009

O computador tem provocado uma revolução na educação por causa de sua capacidade de “ensinar”. As possibilidades de implantação de novas técnicas de ensino são praticamente ilimitadas e contamos, hoje, com o custo financeiro relativamente baixo para implantar e manter laboratórios de computadores, cada vez mais demandados tanto por pais quanto por alunos.

Tudo isso causa insegurança nos professores, que num primeiro momento temem sua substituição por máquinas e programas capazes de cumprir o papel antes reservado para o ser humano. Mas o computador pode realmente provocar uma mudança no paradigma pedagógico e pôr em risco a sobrevivência profissional daqueles que concebem a educação como uma simples operação de transferência de conhecimentos do mestre para o aluno.

No paradigma instrucionista, o uso do computador na educação consistiria simplesmente na informatização dos meios tradicionais de instrução. “No entanto, o computador pode enriquecer ambientes de aprendizagem onde o aluno, interagindo com os objetos desse ambiente, tem chance de construir o seu conhecimento”. Aí está a grande “sacada” do uso do computador. Uma reviravolta que muda o foco de ensino do instrucionismo para o construcionismo, muitas vezes sem que haja uma declaração teórico-pedagógica explícita.


4 Respostas to “Informática na Educação”

  1. Sarah said

    Olá! Li o seu post e lembrei de um texto que li uma vez da faculdade (http://www.lanacion.com.ar/nota.asp?nota_id=910427). Essa questão da informática aliada à educação é realmente interessante. Se for falar de internet, então… Os alunos têm acesso a diversas fontes de informação, e isso parece esvaziar a função do professor. Na época da leitura do texto, meu comentário num trabalho foi o de que o professor deve agir como mediador entre o aluno e o conhecimento, ensinando a filtrar e relacionar os conhecimentos entre si. Acho a informatização de meios tradicionais também muito bem vinda, se bem utilizada. Softwares que mostram desenhos tridimensionais, por exemplo, seriam uma ferramenta útil. Hehehehe até parece que eu sei alguma coisa! Só fiquei a fim de falar hehehe =)

  2. rickcardoso said

    é isso mesmo! obrigado por ler e comentar em meu blog!

  3. giullia said

    eu intedi que o uso de compu e inmenso.
    e diveis em quando os professores ficam irritados

  4. Raphaela said

    tudo Tudo isso causa insegurança nos professores, que num primeiro momento temem sua substituição por máquinas e programas.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: